2019...


A Moeda do Bem nasce como uma startup social com o propósito de movimentar uma economia baseada em fazer o bem, gerando valor para todos os envolvidos, com transparência em todo o processo:

Projetos sociais previamente validados recebem o recurso de que precisam e podem dedicar tempo diretamente a causa com que trabalham

Doadores investem nas ações em que acreditam

Empresas e instituições parceiras se inserem numa rede de responsabilidade social, fazendo diferença real na sociedade

Moeda do Bem realiza sua missão

Iniciamos a fase de validação da ideia (MVP - “Produto Minimamente Viável”, em português) em parceria com a Associação Coletivo Autônomo Morro da Cruz, que busca dar autonomia para a comunidade e oferece atividades a crianças no turno inverso da escola.

2020...

 

A pandemia da Covid-19 chega ao Brasil. Os comércios fecham, as ruas ficam vazias, as atividades do Coletivo Autônomo Morro da Cruz são interrompidas. Famílias da comunidade, que sobrevivem de trabalhos informais e “bicos”, passam a ter problemas para garantir seu sustento...

 

Nesse momento, as necessidades básicas destas famílias nos levam a olhar para uma nova direção e a criar a ação “Emergência Coronavírus - que a solidariedade contagie mais que o vírus” para distribuir alimentos, medicamentos, materiais de higiene e limpeza e livros no Morro da Cruz, em Porto Alegre/RS.

 

Devido à orientação de distanciamento social, colocamos a tecnologia para chegar perto das pessoas que estavam pedindo socorro...

Contando com o suporte do laboratório de inovação HUBITTAT, profissionais e parceiros voluntários, utilizamos ferramentas de pesquisa on-line, georreferenciamento e análise de dados com inteligência artificial. Assim, desenvolvemos um questionário com perguntas que, divulgado por aplicativo de smartphone para toda a comunidade com a ajuda do Coletivo Autônomo Morro da Cruz, passou a trazer informações básicas sobre a realidade econômica das famílias e suas demandas emergenciais. 

 

E com a contribuição de mais de 650 doadores, em 3 meses, a ação distribui 38 toneladas de alimentos às famílias do Morro da Cruz, beneficiando 8 mil pessoas!

Onde estamos...

 

Estamos retomando nosso propósito, evoluindo com os aprendizados do MVP, com a bagagem da experiência e a rede sólida construída na ação “Emergência Coronavírus”, e ampliando nossa atuação para mais organizações sérias que melhoram a realidade social brasileira.

 

Além do seu apoio pela doação, o que garante que sejamos uma organização sustentável, suas sugestões e ideias são fundamentais para gerarmos transformação social consistente JUNTOS.

Por isso, sempre que tiver algo a nos dizer, entre em contato pelo contato@moedadobem.com.

Ajude a moeda a ser sustentável!

 Cofundadores 

 Equipe 

Ana Türck

Ana Türck

Parceira mirim da Moeda do Bem, essa criança esperta, divertida, criativa e inquieta, ilumina nossas comunicações com seu talento.

Carlos Türck

Carlos Türck

Engenheiro civil, educador ambiental, especialista em Gestão Ambiental e MBA em MKT Estratégico. Criativo, divertido, bem humorado - um entusiasta pela vida, pelas pessoas e por sua família.

Gabriela Greniuk

Gabriela Greniuk

Estudante de design visual. Apaixonada por fotografia e audiovisual, está sempre pronta para um novo desafio.

Greici Lima

Greici Lima

Designer gráfico e artista visual, transita por tudo o que for do mundo da criatividade e está sempre disposta a novos desafios. Animais são sua grande paixão!

Gustavo Arruda

Gustavo Arruda

Sócio fundador da Rastro – Ecologia Criativa, ecólogo e especialista em gestão de negócios socioambientais, acredita no potencial da coletividade e da educação para transformar realidades e tornar o mundo mais sustentável.

João Delapasse

João Delapasse

Geógrafo e entusiasta pela cartografia social. Tem experiência em mapeamentos colaborativos e em estudos etnogeográficos e ambientais.

Juan Camatti

Juan Camatti

Contador e pós-graduado em Contabilidade, Controladoria e Auditoria. Curte o mundo das startups, tecnologia, inovação e adora animais (principalmente cães!). Está sempre pronto pra ajudar quem precisa!

Marcela Sternick

Marcela Sternick

Terapeuta ocupacional e especialista nas áreas social e de saúde mental. Essa “mineirucha”, que tem facilidade para se comunicar e entender as pessoas, está sempre pronta para o que der e vier.

Patrícia Gorgulho

Patrícia Gorgulho

Jornalista por formação, mas conversadeira de nascença. Trilhou a responsabilidade social como profissão e foi na Pedagogia da Cooperação que seu caminho encontrou o da Dani.

Rodrigo Lenhard

Rodrigo Lenhard

Desenvolvedor de softwares e atuante em recursos humanos, apaixonado por pessoas e todas as suas maravilhosas criações, desde a tecnologia até o âmago da alma humana.

Stephen Michel

Stephen Michel

Engenheiro sanitarista e ambiental. Apaixonado por tecnologias, ele as utiliza para a compreensão das complexidades relacionadas às questões socioambientais.

Adriano Panazzolo

Adriano Panazzolo

Engenheiro civil apaixonado por inovação, principalmente de impacto social. Junto com a Dani, fundou a Moeda do Bem e o laboratório de inovação HUBITTAT.

Daniella Cordeiro

Daniella Cordeiro

Engenheira Civil de alma artista. É especialista em Pedagogia da Cooperação e, junto com o Adriano, fundou a Moeda do Bem e o laboratório de inovação HUBITTAT.

Greici Lima

Designer gráfico e artista visual, transita por tudo o que for do mundo da criatividade e está sempre disposta a novos desafios. Animais são sua grande paixão!